inspiracao   / Moqueca de peixe com camarão

Moqueca de peixe com camarão: Aldo Grisi ensina truques da receita de família de seu prato nordestino favorito

Aprenda a preparar um dos pratos nordestinos mais amados de todos, a moqueca de peixe com camarão

BONS FLUIDOS Publicado segunda 22 novembro, 2021

Aprenda a preparar um dos pratos nordestinos mais amados de todos, a moqueca de peixe com camarão
Moqueca de peixe com camarão é um dos pratos nordestinos favoritos entre os brasileiros - Pixabay

“A moqueca de peixe com camarão tem gosto de infância”, relembra o baiano Aldo Grisi.

As receitas de família têm o poder de ser uma herança afetiva para a alma. Os sentidos do paladar e do olfato trazem memórias da infância e da casa reunida ao redor da mesa, afinal, comida é conforto. Cada lar tem seu prato marcante, que muitas vezes estão escritos em cadernos de receitas, mas que de fato não saem do gosto da família, e para Aldo Grisi, a tradição nordestina de sua vida na Bahia é marcada pela moqueca de peixe com camarão.

“A moqueca de peixe com camarão tem gosto de infância. Lembro de sentar à mesa nas tardes de domingo e ser servido com essa iguaria nordestina. O cheiro além de me trazer boas memórias, virou meu prato favorito desde então”, relembra Grisi.

Aldo Grisi conta que o prato está há anos na sua família e é muito apreciado na região onde vive. Ele revela que não é tão difícil de preparar.

“Preparar uma moqueca de peixe com camarão, ou particularmente, a Moqueca Baiana, não é difícil, apenas um pouco trabalhoso. Mas o segredo é que o peixe é o protagonista desse prato; por isso é importante escolher os de consistência mais firme, para que não desmanchem durante o cozimento, como por exemplo o robalo ou o namorado. Outra dica é adicionar o camarão no final do preparo”, explica.

LEITE DE COCO E AZEITE DE DENDÊ

Para que o prato tenha ainda mais a cara da Bahia, Aldo Grisi recomenda o uso do leite de coco e o azeite de dendê.

“O leite de coco é fruto da influência africana, e dá cremosidade ao prato. Já o azeite de dendê, também herança africana, é o ingrediente que dá a cor avermelhada do molho da moqueca e um sabor levemente adocicado”, revela.

A moqueca é um prato brasileiro que se funde nas tradições de povos indígenas, africanos e europeus, originando a receita que temos hoje.

“Sei que os nativos brasileiros faziam um prato à base peixe, e o método como cozinhavam era conhecido como moquém. E quando os portugueses começaram a colonização misturou essa tradição aos cozidos europeus, adicionando os peixes tropicais ao prato, dando origem à moqueca. Já na minha terra, Bahia, os africanos adicionaram outros ingredientes como o leite de coco, o azeite de dendê e os frutos do mar, surgindo a Moqueca Baiana”, esclarece Grisi.

A moqueca baiana de peixe e camarão é ideal para uma refeição farta, celebrando a riqueza gastronômica do país, e a memória afetiva de muitos brasileiros.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 18:04:10 (1046129).