gravidez   / Superação

Após 13 meses de internação, menor bebê prematuro do mundo recebe alta em Singapura

A pequenina de nome Kwek Yu Xuan pesava 212 gramas e media 24 centímetros de comprimento quando nasceu no ano passado

Bons Fluidos Publicado segunda 9 agosto, 2021

A pequenina de nome Kwek Yu Xuan pesava 212 gramas e media 24 centímetros de comprimento quando nasceu no ano passado
Após 13 meses de internação, menor bebê prematuro do mundo recebe alta em Singapura - Reprodução / Via BBC

Kwek Yu Xuan, nome da pequena guerreira considerada a menor bebê prematura do mundo, recebeu alta do hospital em que estava internada em Singapura desde o dia do seu nascimento após 13 meses na UTI.

A pequenina veio ao mundo em julho de 2020, com apenas 25 semanas -- tempo inferior à média de 40 semanas de gestação, aproximadamente 9 meses -- pesando apenas 212 gramas, ou seja, o peso aproximado de uma maçã, e medindo 24 centímetros de comprimento.

+++ Agosto Dourado: Aleitamento materno pode ajudar na prevenção do câncer de mama, comenta especialista

A mãe de Kwek Yu Xuan, Wong Mei Ling, descobriu com quatro meses de gravidez que possuía uma pré-eclâmpsia, ou seja, uma complicação gestacional ligada à hipertensão arterial, e que poderia ser fatal tanto para a mãe quanto para a bebê. Partiram, então, para a cesariana de emergência.

Em comunicado oficial compartilhado pela BBC News, especialistas do hospital divulgaram a seguinte fala: "Contra todas as probabilidades, com complicações de saúde presentes no nascimento, ela inspirou as pessoas ao seu redor com sua perseverança e crescimento, o que a torna uma bebê 'covid-19' extraordinário — um raio de esperança em meio à turbulência"

+++ Pesquisador cria primeiro teste de gravidez de farmácia para desenvolvido para mulheres cegas

Após 13 meses, devemos lembrar que o caminho até aqui não foi fácil. Porém, os pais de Kwek Yu Xuan contaram com a ajuda de doadores que arrecadaram em uma vaquinha virtual equivalente a 1,4 milhões de reais.

Com 6,3 kg, a pequenina finalmente poderá ir para casa. Seu tratamento, porém, continuará a domicílio com a ajuda de aparelhos em decorrência de uma doença pulmonar crônica.

Kwek Yu Xuan quebrou o recorde de uma bebê americana que nasceu com 245 gramas em 2018.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 18:00:07 (1045515).