Publicidade

Aceitação: Como o autoconhecimento nos ajuda a aceitar as diversas fases da vida

Na coluna desta semana, Marina Repetto comenta sobre entendermos que não somos perfeitos e indica ferramentas que podemos utilizar diariamente para entender isso da melhor forma

Como o autoconhecimento nos ajuda a aceitar as diversas fases da vida – FREEPIK

Ao longo da vida passamos por diversos ciclos, alguns de ápice de felicidade e realização e outros nem tanto, e nesses períodos, onde nem tudo corre como desejamos, onde temos que buscar forças e compreender que o propósito da nossa existência muitas vezes foge à nossa compreensão. Aos poucos, vamos percebendo que o equilíbrio de fato, não é linear, e isso exige de nós cada vez mais flexibilidade.

Publicidade

+++ Mindfulness, mantra, meditação taoísta, Ho’oponopono: conheça os tipos de meditação e as transformações que as práticas possibilitam

Durante essas fases, tendemos muito a comparar a nossa realidade com a de outras pessoas. Hoje em dia, com a internet, redes sociais e toda a exposição que o mundo moderno possibilita, é muito comum sentir a necessidade de estar bem ou ter as mesmas conquistas que os outros. É preciso muita coragem para aceitar que não somos perfeitos e para viver nossas imperfeições sabendo que estamos na arena da vida para errar, acertar, cair, levantar. Tudo isso faz parte dessa grande experiência que é viver e a coragem se faz necessária para abrirmos novas portas e chegarmos a novos lugares.

As mudanças em nossa vida vêm exatamente para acompanhar o nosso crescimento. Apesar de todos nós passarmos pela infância, pré-adolescência, adolescência, maioridade e velhice, devemos saber e aceitar que elas não são iguais e nem vem na mesma intensidade para ninguém. Nossa existência é única e especial e por isso é tão importante sabermos viver e deixar ir cada momento que nos é oferecido. Eles são singulares e o aprendizado que podemos tirar de cada um deles é único.

 

Publicidade

+++ Porque temos tanta dificuldade de nos concentrar para meditar e como podemos melhorar?

Publicidade

O autoconhecimento é fundamental para entendermos que cada fase de nossas vidas exigirá uma diferente versão de nós. As adversidades da vida e os momentos de dor trazem grandes oportunidades de transformação e evolução, que muitas vezes se escondem em situações que repudiamos passar. A vida, com toda sua sabedoria, se encarrega de colocar em nosso caminho o que estamos preparados para viver e lidar, e nos impulsiona para que nos tornemos seres humanos melhores.

É tão libertador perceber que o que a gente já viveu não precisa determinar o que estamos vivendo e nem o que vamos viver. A vida é sempre fresca e cada dia é único. Você pode criar no hoje uma nova percepção da sua realidade, limpando e purificando as suas memórias, dores do passado e dando espaço ao frescor que a vida sempre te possibilita. A prática do Ho’ponopono nos permite viver essa limpeza. Ao limpar meus registros que causam dor, dou espaço à inspiração e me conecto à divindade que existe em mim. Eu sinto muito, me perdoe, eu te amo, sou grata.

+++ Síndrome do Pânico: Meu relato e percepções sobre uma fase extremamente difícil

Publicidade

Muito tem se falado sobre a importância do autoconhecimento… Mas como chegamos a ele? A essa resposta que Marina Repetto, nutricionista (do corpo e da alma) e especialista em Ho’oponopono, nos guiará em sua mais nova coluna aqui na Bons Fluidos Digital todas as sextas-feiras, às 12h.