Publicidade
Saúde insere pessoas vivendo com HIV em grupo prioritário da vacinação – Freepik

Ministério da Saúde inseriu na segunda-feira, dia 29, pessoas vivendo com o HIV, de dezoito a cinquenta e nove anos, a lista de priorização da vacinação contra a covid-19. Segundo nota técnica, a indicação é vacinar este grupo após encerrar a vacinação de pessoas de sessenta a sessenta e quatro anos.

Publicidade

A Saúde afirmou, no documento, que a intenção é “reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O ministério também diz que a medida segue “novas evidências científicas” que apontam riscos de “desfechos negativos da covid-19” neste grupo.

As pessoas que vivem com HIV devem receber as doses na mesma etapa em que serão contemplados quem apresenta comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Trata-se do maior grupo de risco do plano de imunização, com cerca de dezoito milhões de pessoas. Na nota técnica, a Saúde não estima quantas pessoas devem entrar neste grupo após a atualização do plano de vacinação. No total, as listas de prioridade — ainda sem esta mudança — somam cerca de setenta e sete milhões de indivíduos.

Quer saber mais? Clique aqui para ler a matéria completa no site da revista Viva Saúde, parceira da Bons Fluidos.

Publicidade